terça-feira, 20 de outubro de 2009

Atividades Gerais


Hoje sai pela manhã ao supermercado para comprar algumas coisas que precisavamos. O comércio aqui não abre cedo, só a partir das nove. Antes disto o movimento nas ruas é bem pequeno, em compensação tudo funciona até as 20:00. A cidade é muito limpa, não se vê sujeira pelas ruas apesar de não existir lixeira em nenhum lugar.
Consegui comprar algumas coisas em uma feira atrás do hotel, o mercado demorava abrir e nossa aula de espanhol seria de 9:00 as 11:00. Depois saimos para almoçar... Comemos algo mais conhecido para compensar o almoço indigesto de ontem.. Ovo com  calabresa, batatas fritas, frango frito...
Desta vez Jeanne comeu bem mais animada.
Após o almoço, demos uma volta no casario colonial e fomos ao museu da Universidade católica visitar "Juanita"
A entrada do museu custa S/15 soles mas com carteira de estudante se paga S/5 soles. Uma dica: Quem tem carteira de estudante deverá troca-la por uma carteira de estudante internacional. Você pode ver no google qual o procedimento para fazer esta carteira, não fizemos isto, mostramos as nossas carteiras nacionais mesmo, após alguns minutos de conversa aceitaram os nossos documentos!

Bem.. vou falar um pouquinho sobre o museu e "Juanita" a dama do Gelo! É uma história muito interessante:


Acreditava-se, entre as comunidades dos Andes, que os habitantes daquelas elevadas altitudes se originavam nas montanhas e era para lá que algumas delas deveriam voltar. Com "Juanita não foi diferente"
Ela era bela, saudável e, provavelmente, pertencia a uma nobre família andina. Apresentava motivos suficientes para que lhe tirassem a vida, ainda adolescente, e dedicassem seu corpo frágil como uma especial oferenda ao Apu Ampato, uma montanha sagrada, a 80 km de Arequipa. Não poderia haver orgulho maior para sua família.
Esse foi o destino da jovem múmia de mais de 500 anos encontrada congelada a 6.312 metros de altura, sobre o topo do vulcão Ampato e a uma temperatura de 20° negativos, e que se tornou uma das atrações mais visitadas do sul do Peru.
Encontrado em 1995, após uma forte erupção no vulcão vizinho Sabancaya, seu corpo impressiona pelo alto grau de preservação e pela variedade de informações encontradas após os diversos testes realizados.

Acredita-se que o complexo ritual de oferenda aos deuses, que incluiu até uma viagem a Cusco, teria acontecido em 1466 d.C, quando a garota tinha entre 12 e 14 anos de idade. Após uma longa sequência de festividades, em que estaria em jejum e sedada com uma bebida alcoólica local conhecida como "chicha", Juanita recebeu o golpe mortal no supercílio direito para que pudesse iniciar sua viagem, sem volta, em direção ao mundo das divindades.
Na bagagem, utensílios como sandálias menores a serem utilizadas após a sua reencarnação, oferendas aos deuses como penas de papagaio e imensas túnicas feitas com lãs de alpaca, brinquedos em forma de bonecos e uma chuspa, pequena bolsa com folhas de coca e milho torrado para a longa viagem ao mundo superior dos incas.
O que hoje significaria uma brutalidade incompreensível, no passado fora motivo de honra para as famílias envolvidas naqueles rituais de finalidades variadas. As oferendas humanas eram realizadas em ocasiões especias como a ida de imperadores a guerras, após a morte de alguém ou em festivais incaicos importantes.

No entanto, o ritual não significa um orgulho só para aquela família inca, mas para toda a comunidade científica envolvida nas constantes investigações pelas quais Juanita, declarada Patrimônio Cultural do Peru, ainda é submetida. A menina, encontrada em posição semi fetal e com as pernas flexionadas, é considerada a múmia em melhores condições de preservação ao longo de todo o território que abrangeu o império inca, entre o Equador e a Argentina.
Atualmente, o centro de investigações do museu conta com 6 congeladores especiais esfriados com temperaturas que chegam aos 26º negativos, além de câmaras especiais para exibição e conservação. Não é a toa que a bem conservada múmia de mais de 500 anos está exposta com dentes e órgãos internos ainda intactos. Diferente de outras múmias incas, Juanita não foi exposta ao processo de embalsamento, o que lhe garantiu o atual estado de conservação.
A Pacha Mama fez sua parte, escondendo Juanita, durante anos, sob as camadas geladas do Ampato, mas a tecnologia moderna também foi a melhor aliada na preservação desse impressionante trecho da história da América do Sul.


O Museu Santuários Andinos da Universidade Católica Santa Maria, além da exposição da Juanita,  é famoso pela sua coleção de oferendas incas aos apús, montanhas sagradas. A múmia Juanita está exposta de maio a dezembro e nos outros meses é retirada para estudos em laboratório.

Saimos do museu encantados com tudo que vimos ali, os utensilios da época os instrumentos musicais andinos, a conservação do seu acervo e é claro, a própria Juanita.


Fomos visitar a catedral, a sua imponência chama atenção de longe.Foi fundada em 1621 e totalmente reconstruída no século XIX, por ter sido destruída por terremotos. Sua impressionante fachada é o que mais chama a atenção. No relógio da torre pode-se ver um buraco de bala, disparado durante um massacre de estudantes, em 1950. No interior da catedral pode-se admirar um altar principal de mármore italiano, um pulpito de madeira trazido da França e um órgão da Bélgica, que é o maior da América do Sul. .



Visitamos uma escola de intercambio na qual eu havia feito contato ainda no Brasil. eles enviam alunos para estudar e trabalhar em diversos estados do Brasil inclusive a Bahia.. Fui convidado para dar uma palestra para seus alunos sobre a Bahia,  o que farei com o maior prazer  em uma  sexta-feira no centro de estudos Brasileiros do Perú - Casa do Brasil.



Fico por aqui! hj.. saludos!



COMERCIO LOCAL

Ontem, saimos pela manhã para bater pernas no comércio. A nossa Av. Sete, conhecida como século XX. Trata-se de uma longa avenida, com muito comércio e corredores compridos de mais de 500 metros com lojinhas por todo lado.

Fui atrás de um carregador para pilhas da camara digital 220w que é a corrente daqui, o meu é bivolt mas não quis funcionar, quase derreto as pilhas.. Encontrei um transformador de voltagem por 12 soles que resolveu o problema!

Hj é "compleaños" do filho da dona do hotel (aniversário) como fomos convidados para a festa, aproveitamos para comprar-lhe um presente.


Andamos pelas ruas a manhã inteira, encontramos diversos restaurantezinhos no centro com almoço de 3 soles por pessoa.
Tomamos café na rua, comemos uma batata recheda e um "empanado" (pastel)  misto de queijo frango e "chorizo"(calabresa) muito saboroso.

Perto do meio dia, resolvemos almoçar. Encontramos um restaurante com um cardápio de "Frejolada". Aleluia... pensei! Aqui não é comum os restaurantes servirem feijão,  Jeanne já esta cansada de comer Pollo com Arroz e Papas fritas todos os dias. Entramos.. Procurei saber se este prato continha feijão, o que foi confirmado pelo atendente, acompanha  também uma entrada "Caldo Blanco". - Bem, pode ser... não sabemos do que se trata mesmo..
Quando a entrada chegou, pensavamos que se tratava do prato principal. O "Caldo Blanco" parecia uma sopa com cheiro forte e um grande pedaço de carne de cordeiro com batatas. Jeanne não gostou e não quis comer.
A garçonete explicou que a frejolada viria assim que terminassemos a entrada. Que alívio, eu queria era comer feijão, até gostei do Caldo Blanco,  Jeanne não quis comer, mesmo Tive que pedir a moça para recolher o prato. Fazer o que né?

Jeanne preferiu trocar a frejolada por pollo com arroz. Quando a frejolada chegou, parecia uma dobradinha, tratava-se de feijão branco, sem tempero e sem carne.. Como não gosto de feijão branco, tampouco dobradinha, comi um pouco sem vontade, já estava mesmo sem fome por conta do Caldo Blanco.. Saimos do restaurante deixando os pratos cheios em cima da mesa... Que desperdicio. A noite Jeanne sentiu-se mal, e precisou vomitar e eu fiquei com contrações de gases.

Passamos em uma quitanda e compramos bananas e "Pepino" esta frutinha de casca amarela ao lado.. É saborosa mas pouco doce, em todo lugar vende..

Tivemos a nossa primeira aula experimental de españhol com o Le, o nome dele é dificil de pronunciar então preferimos chama-lo de Le.. É muito simpatico, ensina inglês para os filhos da dona do hotel .




Era quase seis horas, Norma veio nos chamar para cantar parabéns. Não existe uma musica de aniversário, eles tem uma versão traduzida do happy birthday para o español, mas preferem cantá-lo em inglês. Comemos bolo com ..... Inca Cola ... natural, (olha ela ai em cima da mesa) lembrando que, aqui não se bebe refrigerante gelado ou com gelo, é tudo natural.



 Esta agora é a nossa familia Peruana. Todos são simpaticos e muito agradáveis. Acima de gravata é o Diego.. O aniversáriante. Nos dias de festa, mesmo sendo em casa eles se vestem formalmente. O pai do Diego o proprio Diego e até o funcionário do hotel trajavam gravatas, eu todo a vontade de chinelo e camisa de manga, rs. Cultura é isso..  O bolo estava uma delicia.

 Tradução de cultura: Pura pagação de  mico

Esta é a nossa caçulinha, as crianças peruanas são todas lindas e muito fofas, a maioria delas tem um bochechão que dá vontade de apertar...


Jeanne foi descansar e eu fiquei trocando impressões com o professor de espanhol até um pouco mais tarde.
Hoje teremos aula pela manhã de 9 as 11, depois vamos visitar alguns museus e casarões antigos.

Curiosidades locais:





Em quase todos os lugares de ambiente fechado como igrejas, restaurantes, bares se vê esta placa!

Tradução: Em caso de terremoto, corra para cá.. Será que vamos conseguir testemunhar isso?

Fomos a uma "Botica" (farmácia) e compramos manteiga de Cacau para passar nos lábios, a falta de umidade está deixando meu rosto descascado.. Tenho usado hidratande com frequencia..Nossos lábios estão rachados.


Hasta la vista!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Luiz é guia de turismo com 10 anos de experiência no segmento, formado em turismo e pós graduado em metodologia do ensino para educadores do nível superior. Professor, apaixonado pelo setor, desenvolve novas técnicas e melhorias para o turismo na sua cidade. Quem conheceu Salvador através da sua ótica, sabe que ele não é apenas um estudioso no assunto mas também um autêntico Baiano apaixonado pela arte, cultura e memória do seu povo. Precisando dos seus serviços bem como dicas e informações adicionais basta entrar em contato ou acessar sua pagina. Ele terá imenso prazer em auxiliá-lo. Visitem seu site: www.luizguia.pro.br