sábado, 17 de outubro de 2009

SÃO PAULO - PERÚ


Saimos do hotel as 6:10 no transfer rumo ao Aeroporto de Guarulhos, nossa...vc anda muito. O aeroporto é enorme de uma ponta a outra. Resolvemos fazer algum câmbio, o dólar em S.P. é menor que em Salvador incluisve se pode cambiar em Soles; a moeda Peruana! Fiquem atentos, algumas casas de câmbio no aeroporto cobraum uma taxa de  9 ou 10 reais para fazer o câmbio. Nós pagamos e depois aprendemos...
Para isso que serve este diário. rsrs.
Se estiver viajando com notebook, lembre-se de retira-lo da bagagem de mão. Alguns te avisam, outro esquecem, o fato é que o raio X do detector de metais pode danificar o seu aparelho,  ele segue separado da bandeja!

Tudo pronto... vamos decolar!

Seguimos para Lima na companhia Lan Perú, muito bom serviço, 4:30 de viagem. Como não solicitamos preferencia pelos assentos e a antende não deu sinais de nenhuma objeção, viajamos no corredor e poltrona do meio bem em cima da asa. Paciência né?... ficar ligado da próxima vez!

As aeromoças muito atenciosas, deu para praticar um pouco meu espanhol. Uma coisa que achei curiosa e confesso que não entendi. Porque nos aeroportos eles tomam tanto cuidado para os passageiros não entrarem portando algum tipo de objeto suspeito, e eles servem os alimentos com talheres de metal e copo de vidro?Perigoso né?




Bem, foi neste vôo que conheci esta bebida que vcs estão vendo ao lado. Acreditem..trata-se do refrigerante mais consumido em todo o Perú, INCA COLA. O nome é sugestivo, parece o refrigerante dos INCAS, rs,  por isso deu vontade de experimentar,  todo mundo no Perú toma este negócio, eu não gostei, Jeanne sim! rsrs

Chegamos no aeroporto de Lima, como teriamos algumas horas antes de voar até Arequipa, resolvemos contratar os serviços de um taxista muito simpático que nos levou para conhecer Lima.

ATENÇÃO: Não se deve tomar qualquer taxi! Assim que vc desembarca vários taxistas ficam oferecendo seus serviços, mas como existem clandestinos nem todos são confiáveis. Primeiramente fomos ao Iperú, um serviço de atendimento ao turista que existe em todo o pais, muito parecido com a nossa Bahia Tursa, eu já havia entrado em contato com eles antes de viajarmos através de email e fui correspondido com muitas dicas, por isso sabiamos a existência do serviço. Os táxis da empressa Green, são os mais seguros, confortáveis, como os da Comtas do aeroprto de Salvador, porém não existe taximetro, vc paga pela corrida, acertamos um tour pelos lugares que eu já havia pesquisado como miraflores e centro histórico, pagamos $35,00 pelo serviço.
O aeroprto de Lima é lindo, muito limpo, organizado, serviços de primeira, os banheiros impecáveis! Todas as pessoas com quem lhe damos nos deram um tratamento VIP, fomos muito bem recepcionados. Patrulheiros da Aduana circulam com seus cães pelo aeroporto oferecendo mais segurança. Coisa de primeiro mundo.

Quanto a cidade de Lima, bonito mesmo é o centro histórico da cidade, a Plaza de Armas e a vista das praias do oceano Pacífico no distrito de Miraflores, que é um bairro nobre da cidade!

Eles utilizam aqueles triciciclos Tuk Tuk, como moto táxi, e disputam com os carros o transporte de passageiros.

O Uberlindo nosso chofer, nos levou para almoçar em um pequeno restaurante de bairro, simples mas muito bom, como haviamos solicitado para comer alguns pratos tipicos.
Uma comida muito comum aqui é o famoso Ceviche, uma mistura de mariscos crús com limão forte. Como ainda estamos em viajem preferimos não comer mariscos ainda. Jeanne pediu um Pollo a la Plancha con papas fritas (frango grelhado com batatas fritas, arroz e salada) e eu comi um Lomo Saltado (carne de gado com arroz e batatas) muito saboroso. O prato era tão grande que quase não conseguimos comer tudo! Cada prato 10 soles, contra os 15 soles aplicados no M'Donalds do aeroporto! Boa comida... Jeanne Acompanhou o almoço com Inca Cola...!
Voltamos ao aeroporto e tivemos uma surpresa, acertamos os nossos relogios errados no avião e por causa do fuso perdemos o vôo para Arequipa sem direito a reembolso! Pânico... a passagem custava U$ 220,00 dolares por pessoa!
Fomos conversar propondo o pagamento de uma multa, mas não teria jeito a não ser pela boa vontade dos funcionários da companhia que nos drram um UpGrade de cortesia em um voo que sairia de Lima as 19:50 Ficamos por lá aguardando a hora do embarque.
Para sair do aeroporto de Lima obrigatoriamente pagamos uma taxa de 6 dolares por pessoa e como haviamos perdido o voo pagamos duas vezes..
Pior mesmo foi no momento de passar pelo raio X. Minha bota contem os prendedores do cadarço de metal e eu tive que tira-las e por na esteira. Fui todo revistado. Jeanne tinha uma tesourinha de unha que não foi acusada nos outros aeroportos mas desta vez não teve jeito, tivemos que joga-la fora. Para quem pensa que viajar pela america do Sul não necessita passaporte está enganado, é o único documento que eles pedem, as autoridades de outros países não reconhecem a identidade Brasileira. No final tudo ocorreu bem, é assim mesmo, em rumo ao desconhecido a gente paga muito mico. kkk

Para nossa agradável surpresa, reservaram dois acentos na primeira classe!Esta foi a parte boa....
1 hora de voo e estavamos em Arequipa, o aeroporto é pequeno, vc desembarca na pista como era o nosso aeroporto antigamente, saindo dos portões já se encontra fora do aeroporto.
Fomos até uma agencia de hospedagem no aero mesmo e coseguimos o contato de um hotel onde fizemos um acerto para 15 dias, um taxista muito amável de nome Felix indicado por esta agência nos trouxe até  ele e na vinda foi nos apresentando a cidade. A primeira vista me pareceu muito bonita e o transito tranquilo. A dona do Hotel se ofereceu para acompanhar-nos!
Ainda não vimos o frio. A noite em Arequipa estava com aquele climazinho de Brasilia, em média 18 graus, dizem que está fazendo sol por aqui e não chove.
Vou acordar Jeanne para tomar café.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Luiz é guia de turismo com 10 anos de experiência no segmento, formado em turismo e pós graduado em metodologia do ensino para educadores do nível superior. Professor, apaixonado pelo setor, desenvolve novas técnicas e melhorias para o turismo na sua cidade. Quem conheceu Salvador através da sua ótica, sabe que ele não é apenas um estudioso no assunto mas também um autêntico Baiano apaixonado pela arte, cultura e memória do seu povo. Precisando dos seus serviços bem como dicas e informações adicionais basta entrar em contato ou acessar sua pagina. Ele terá imenso prazer em auxiliá-lo. Visitem seu site: www.luizguia.pro.br